A representação do produto: Mockup
O mock-up é uma representação de um objeto, os designers de produto produzem o artefato em seu tamanho natural sendo que ele é muito utilizado em fase inicial de desenvolvimento de produtos para estudos e testes de ergonomia com a finalidade de experimentar, observar e perceber problemas, pontos fortes e fracos de uma ideia em um projeto.
Para tanto são usados materiais mais baratos e alternativos dando forma simples e eficaz para produzi-lo, sendo que ele também pode ser conhecido de várias formas como: mock-up, protótipo sujo ou protótipo rápido ou suas versões em inglês dirty mock-up, dirty prototype ou quick mock-up, embora signifiquem apenas a mesma coisa: A ‘representação’ dada um objeto; sendo a linguagem técnica mais utilizada na área do design de produto o termo normal em inglês de mock-up. No Brasil o mock-up também é conhecido como “porcótipo” (neologismo), pois é uma confecção mais barata que antecede o protótipo, conferindo uma linguagem vernacular “aportuguesada” ao método de avaliação do objeto.
Na manufatura do design de produto, um mock-up pode servir como dispositivo para o ensino, demonstração, avaliação de design, promoção de um produto em feiras, congressos, stands e shows, servindo também para outros propósitos como obter feedback de engenheiros, administradores, financeiros, marketeiros e usuários do produto; porém, ele é um recurso limitado, fornecendo apenas uma parte da funcionalidade real de um sistema ou processo, sua principal finalidade é dar volume (forma) e trabalhar com a escala (volumetria) do objeto e suas proporções em relação a sua natureza de utilização e a relação humana com objeto e seus aspectos ergonômicos.
A finalidade básica do mock-up é entender o produto a ser desenvolvido na sua forma física como sua funcionalidade e seus aspectos cognitivos interferem com o ser humano na realização de um trabalho, ou ainda os significados que ele transmite num contexto, num ambiente determinado. Isso pode envolver outras disciplinas e ferramentas que auxiliam no desenvolvimento do mock-up como a engenharia, softwares, psicologia, marketing, ferramentaria entre outros. A principal lição aprendida com o mock-up é que é mais fácil errar num suposto produto do que errar e encalhar feio um produto no mercado. Um pequeno erro pode ser fatal, já que desenvolver produto não envolve apenas a confecção do produto, mas também, outros fatores, como estética, funcionalidade, tecnologia, melhoria, comunicação, promoção e marketing, benefícios, percepção do usuário e muitos atributos que envolvem apenas em um simples objeto e tudo isso custa muito caro!